Don't Starve Together - Configurando um servidor dedicado

Esse é o meu guia para configurar um servidor dedicado no Don't Starve Together
As vantagens de um servidor dedicado é que com ele o seu mundo pode ficar online com os seus amigos conectados nele sem que você tenha que estar com o jogo aberto.



Parte 1: Baixando a parada.

Depois de instalar o jogo (caso ainda não esteja instalado), instale o “Dont Starve Together Dedicated Server” nas ferramentas do Steam




depois que terminar a instalação volte nas ferramentas, botão direito no “Dont Starve Together Dedicated Server” e vá em Propriedades>Arquivos Locais>Navegar pelos arquivos locais




quando abrir a pasta, vá em Bin>Scripts e execute o “launch_preconfigured_servers





quando você ver a mensagem “Your server will not start”
pare os dois servidores com o comando:

c_shutdown()



depois vá até a pasta Kley que fica no Meus documentos e o programa vai ter criado duas novas pastas



Parte 2: Configurando a parada

Agora vamos criar um arquivo “cluster_token.txt” e dentro dele vamos colocar o seu token. Para encontrar o seu token, você precisa abri o jogo e ir até as informações da conta





se não tiver nenhum token na sua lista crie um no botão laranja e copie o código que vamos precisar dele.


coloque o seu token no arquivo

vá até: Documentos\Klei\DoNotStarveTogether_EasyConfigOverworld\Cluster_1
  • crie um arquivo de texto
  • coloque o seu token e salve o arquivo com o nome cluster_token





depois disso pode excluir o “novo documento de texto” que ficou sobradndo lá e em seguida copie o cluster_token e cole em: Documentos\Klei\DoNotStarveTogether_EasyConfigCaves\Cluster_1

Parte 3: Configurando o mundo


Existem alguns tutoriais que ensinam a configurar o servidor que nesse momento ele criam o mundo diretamente nos arquivos, eu prefiro criar de outra forma, diretamente no jogo.

Vamos lá, nesse exemplo eu vou criar um servidor cooperativo com senha e mods

Aqui não tem nenhum mistério, apenas crie o mundo ao seu gosto, crie o mundo com "Caves" e ative os mods que você quiser.












Parte 4: Copiando o Mundo para o Servidor


agora vá em: Documentos\Klei\DoNotStarveTogether

dependendo de qual slot o seu mundo foi criado ele vai estar em uma pasta diferente


como eu só tenho um mundo criado ele vai estar na pasta cluster_1


agora vamos copiar a pasta “master” e o arquivo “cluster” e colar em:
Documentos\Klei\DoNotStarveTogether_EasyConfigOverworld\Cluster_1


depois, vamos copiar a pasta “caves” e o arquivo “cluster” e colar em
Documentos\Klei\DoNotStarveTogether_EasyConfigCaves\Cluster_1


depois de colados , você tem que excluir a pasta Master e depois renomear a pasta Caves para Master

agora vamos copiar a pasta com os mods que estao em:
C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Don't Starve Together

e colar na pasta:
C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Don't Starve Together Dedicated Server


agora vamos voltar na pasta:
C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Don't Starve Together Dedicated Server\bin\scripts

e executar novamente o arquivo "launch_preconfigured_servers"

eu aconselho a criar um atalho na Área de trabalho pra esse arquivo, pra facilitar quando for iniciar o servidor.


no meu caso tive o seguinteerro: "socket_port_already_in_use" somente no servidor do Overworld 



então eu fechei as duas janelas e voltei ate a pasta:
Documentos\Klei\DoNotStarveTogether_EasyConfigOverworld\Cluster_1\Master

abri o arquivo Server e troquei a porta de 10999 para 10997




depois executei novamente o arquivo "launch_preconfigured_servers"



Dessa vez deu tudo certo. Abri o jogo fui ate a parte de buscar os servidores, pesquisei pelo nome do meu e lá estava ele

Atualizando os MODS


Caso algum mod que voce esteja usando no servidor tenha alguma atualização, atualize pelo jogo nas configurações dos mods e depois repita esse processo:

copiar a pasta com os mods que estao em:
C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Don't Starve Together

e colar na pasta:
C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Don't Starve Together Dedicated Server



Atenção:

Esse é o modo que eu usei para criar o meu servidor, não tenho como garantir que vai funcionar pra todo mundo, mas posso tentar ajudar caso você tenha algum problema, é só deixar um comentário.

PS:

Esse método funciona apenas para copias originais do jogo